ENCONTRE O IMÓVEL PERFEITO PARA VOCÊ

ENCONTRE O IMÓVEL PERFEITO PARA VOCÊ

Qual o papel da incorporadora no mercado imobiliário?

Publicado em 20 de Julho de 2021


Entender o papel de uma incorporadora no mercado imobiliário é totalmente importante para quem quer comprar um imóvel novo, principalmente se estiver na planta.

E por isso, a SALAS preparou este conteúdo exclusivo para que você conheça o papel de uma incorporadora no mercado imobiliário. Acompanhe!

O que é a Incorporadora?

A incorporadora é a instituição responsável pelo planejamento e organização da construção de um edifício em um terreno, até o momento da sua venda. Ela pode realizar parcerias com terceiros, como construtoras e  imobiliárias, para a execução e venda do empreendimento. 

Quais as funções da Incorporadora?

Planejar o empreendimento

É a incorporadora que determina qual e como será lançado o próximo empreendimento. Após fazer uma análise do mercado e do público alvo, em cada região da cidade, ela identifica quais as características necessárias para cada tipo de edifício, como exigências mínimas para um condomínio de alto padrão, por exemplo.

Administrar a obra

A incorporadora é responsável por definir o orçamento da obra e deve garantir a entrega do empreendimento nos devidos prazos e materiais, além da execução correta. A incorporadora realiza uma função de supervisão do trabalho realizado por uma construtora. Algumas incorporadoras são integradas verticalmente e são diretamente responsáveis pela construção do imóvel, como é o caso da Salas Incorporadora.

Vender ou alienar as unidades residenciais

A incorporadora também costuma se responsabilizar pela venda das unidades. É comum que os imóveis comecem a ser vendidos antes mesmo de ficarem prontos: os imóveis na planta. Este pagamento “adiantado” serve como um investimento nas obras. Um ponto muito importante de atenção: um imóvel que não está pronto só pode ser vendido se estiver legalmente incorporado. A lei brasileira não permite que construções não incorporadas sejam comercializadas. 

Qual a principal responsabilidade da Incorporadora?

Sua principal responsabilidade é também o que a diferencia de forma mais clara da construtora. É o seu papel em relação ao cliente. Para os imóveis na planta, por exemplo, quem se compromete com o prazo de entrega, com as multas por atraso e com as outras condições preestabelecidas em contrato é a incorporadora. Ela é responsável por obter o capital para executar o empreendimento, seja próprio ou de terceiros.

É a Incorporadora quem paga pelos tributos relacionados ao ganho de capital gerado pela venda ou alienação das unidades. Ela é acionada pelo cliente no caso de problemas, não a construtora.

Agora que você já sabe qual é o papel da incorporadora no mercado imobiliário, converse agora pelo WhatsApp com a equipe da Salas Incorporadora, por aqui temos o imóvel ideal para você morar ou investir!


Bruna Duarte
Bruna Duarte

Olá! Seja bem vindo ao site da SALAS. Vi que você está pesquisando sobre nossos empreendimentos. Gostaria de alguma informação adicional?

05:29