Publicado em 25 de Janeiro de 2022
Andar de bike, além de ser uma forma de transporte, lazer, trabalho e aventura é, acima de tudo, uma prática esportiva. Assim, como toda forma de atividade física, pedalar regularmente traz vantagens cientificamente comprovadas ao corpo e à mente.
Quer saber quais? Separamos 10 motivos para que você comece a se exercitar agora mesmo:
1. Conquiste mais resistência muscular
Caso você nunca tenha pedalado ou esteja há muito tempo parado, saiba que andar de bicicleta, embora não pareça, exige um grande esforço físico. Isso significa que o corpo está trabalhando ativamente enquanto você se distrai em cima do bike!
Como resultado disso, ao longo do tempo e com perseverança, além de a atividade se tornar cada vez mais prazerosa, você também começa a notar mais firmeza muscular e definição – ganho de massa em geral –, especialmente nas pernas e nos tornozelos.
Porém, engana-se quem pensa que pedalar fortalece somente os membros inferiores. A prática saudável exercita todos os músculos pois, enquanto nos movimentamos, as fibras musculares de todo o corpo são ativadas, contraindo, relaxando e expandindo a todo tempo.
2. Aumento do fôlego e da capacidade pulmonar
Sim, existe toda uma ciência por trás da arte de pedalar. Você já sabe que, seja qual for a atividade, precisamos de oxigênio para sobreviver, e ainda mais durante a prática física – algo que consome muita energia.
O controle da respiração em cima das rodas para que o corpo não se sobrecarregue enquanto você está pedalando é trabalhado a todo momento, ainda que você não se dê conta. A longo prazo, a capacidade pulmonar é expandida por efeito da ação de inspirar e expirar controladamente.
Ter um bom fôlego é vantajoso não só para andar de bicicleta, mas também para diversas outras atividades diárias, ainda mais porque a respiração é responsável pela oxigenação do cérebro e pelo aumento da capacidade de concentração e foco.
3. Emagrecimento e metabolismo
Quem não deseja livrar-se do sobrepeso e dos quilinhos indesejados, não é mesmo? Andar de bike ajuda – e muito – nesse processo! O movimento do corpo durante as pedaladas ativa o metabolismo, que logo trata de queimar as gordurinhas extras acumuladas.
Vale lembrar que só andar de bicicleta não resolve o problema do sobrepeso, certo? Aproveite para começar a pedalar e já incorpore uma dieta saudável juntamente com a rotina de exercícios.
Além disso, o aceleramento do metabolismo também ajuda a manter os órgãos e sistemas do corpo funcionando corretamente. Muito benéfico!
4. Bem-estar físico e mental
Não é só o corpo que se beneficia quando você pedala: a mente também se alegra pelas pedaladas, liberando moléculas de endorfina – o neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar.
Por esse motivo, depois de umas boas pedaladas, é muito comum que você se sinta satisfeito e contente: é a mente lhe agradecendo a prática física! Ao longo do tempo, o cérebro associa automaticamente a bicicleta ao bem-estar.
Experimente levar a bike para um passeio na natureza e intensifique ainda mais a sensação de bem-estar propiciada pelo contato com o natural – e, claro, pelo andar de bicicleta!
5. Diabetes e hipertensão? Nem pensar!
Além da endorfina, muitas outras substâncias e hormônios são produzidos pelo corpo quando você se aventura em cima das duas rodas: quer um exemplo? A insulina, hormônio responsável pelo controle dos níveis de açúcar no sangue.
Por essa razão, andar de bicicleta diminui os riscos do desenvolvimento de diabetes, justamente pelo efeito de controle que a atividade exerce sobre nossos níveis glicêmicos.
Esses benefícios também se aplicam à pressão arterial, sobretudo porque, enquanto você pedala, os vasos sanguíneos estão sendo exercitados e fortalecidos, diminuindo o trabalho do coração e as chances do desenvolvimento de hipertensão.
Livre-se das doenças crônicas pedalando!
6. Economia: o bolso agradece
Com o preço dos combustíveis nas alturas, nada como uma opção econômica, prática e igualmente cômoda para deslocar-se entre os lugares. Dúvidas sobre qual a opção mais vantajosa? As bikes, obviamente!
Em muitos países europeus, a cultura da bicicleta é antiga e muito bem desenvolvida. Nesses países, a maioria das pessoas já se deu conta da grande quantidade de benefícios que andar de bicicleta traz para o corpo, para a mente e para o bolso.
Investir em uma bike significa ter um veículo super versátil sem precisar pagar combustível, impostos, multas e licenciamentos. Sem falar que o custo de manutenção é muito mais baixo quando comparado com carros e motos.
7. Detox natural de substâncias tóxicas
Ao mesmo tempo em que muitas substâncias boas estão sendo produzidas pelo corpo, uma enorme quantidade de elementos tóxicos estão sendo processados e expulsos do organismo durante as pedaladas.
Andar de bicicleta faz com que o corpo produza bastante suor a fim de controlar o aumento da temperatura corporal durante a atividade física. O que acontece é que, quando o suor evapora, ele leva consigo uma série de toxinas e substâncias prejudiciais ao organismo, tais como os radicais livres.
Esses componentes são extremamente prejudiciais ao organismo e o acúmulo deles no corpo pode aumentar os riscos do desenvolvimento de câncer e outras doenças malignas. Em outras palavras: pedalando e suando você se diverte e ainda purifica o corpo.
8. Fortalecimento e a criação de vínculos afetivos e sociais
Você sabia que andar de bicicleta ajuda a fortalecer nossas relações interpessoais? Isso porque a hora de pedalar não precisa – e nem deve – ser solitária. Inclusive, a bike proporciona a chance de você chamar aquela pessoa especial para pedalar contigo: quanto mais gente, melhor!
Além do mais, existem vários grupos de ciclistas amadores! Você pode ingressar em um deles perto de você e enturmar-se com a galera – os grupos também são uma ótima fonte de troca de informações e dicas úteis sobre o universo das bikes.
9. Previne doenças articulares
A partir de uma certa idade, as funções corporais vão se tornando mais lentas e as estruturas do corpo mais frágeis e suscetíveis a avarias e lesões. Se você já sofreu alguma lesão ou deseja prevenir-se, saiba que andar de bicicleta é a prática certa para você.
Pedalar, diferentemente de outras atividades, é um exercício de baixo impacto sobre os ossos e as articulações, ao mesmo tempo em que ajuda a fortalecer e aprimorar o funcionamento dessas estruturas.
Ou seja, andando de bike você consegue o melhor dos dois mundos: evita e minimiza os riscos de lesões graves e fortalece as articulações e os ossos, prevenindo-se de eventuais problemas futuros.
10. Fortalecimento da imunidade
Estar com a imunidade forte, robusta e alta nunca foi tão necessário! Garantir que o corpo reaja rapidamente à invasão de agentes infecciosos é uma das formas de livrar-se de vírus diversos da melhor maneira possível.
Uma boa maneira de dar um up na resposta imunológica é andando de bicicleta! Como você sabe, o sistema imune é um mecanismo muito complexo, formado por inúmeros componentes, os quais dependem de vários fatores como garantia de bom funcionamento.
Como a ação de pedalar traz imensas vantagens ao corpo e à mente: estimula o metabolismo, produz uma série de substâncias boas e elimina as ruins, a somatória dessas vantagens resultam em um aumento significativo da capacidade de ação do organismo como um todo, até mesmo e, principalmente, a imunidade.
Conclusão
Viu só quantos motivos incríveis para andar de bicicleta? Então vamos pedalar?! Fique atento às nossas redes sociais que estamos preparando uma surpresa especial para você!
Fonte: Blog FKS Bilke